O Instagram ganhou o apresso de muitos internautas, e vem crescendo de uma maneira muito rápida, sendo a principal rede social em diversos países do mundo. Toda essa popularidade se deu por conta de suas funcionalidades e seus novos recursos que chegam com frequência, o que faz com que usuários não abandonem a plataforma em busca de outra rede social.
Afim de conquistar mais usuários, principalmente aqueles que são criadores de conteúdos com vídeos curtos, o Instagram criou o Reels, que é semelhante aos seu principal concorrente nos vídeo, o TikTok, mas além dos vídeos curtos, o aplicativo também está disponibilizando gradativamente para seus criadores de conteúdo o Reels Play, que é a forma de monetizar os vídeos do Reels.
Veja mais
Mas além de monetização na plataforma do Instagram, há outras maneira de pode lucrar com o aplicativo e aqui vamos mostrar algumas dicas.
O Insider fez uma pesquisa com diversos influenciadores digitais e especialistas do setor sobre como fazer dinheiro através do Instagram e quanto eles ganham, das diversas forma de ganhar dinheiro na internet, estão publicidades com marcas, vendas de produtos diretamente da página e receber do próprio Instagram com seu sistema de monetização.
Confira as formas de como os influenciadores internacionais que participaram da pesquisa fazem para terem ganhos:
Venda de produtos
Essa forma de ganhar dinheiro no meio digital é vendendo seus próprios produtos no marketplace do Instagram e também divulgando links de afiliados de empresas, como Amazon, Shoppe e Magazine Luiza, inclusive o próprio Instagram está testando um programa de afiliados que divulgarem produtos de lojas da plataforma.
A influenciadora de cuidados com a pele, Vi Lai, tornou o marketing de afiliado uma ótima fonte lucrativa, chegando a fatura cerca de US$ 5 mil por mês (aproximadamente R$ 25 mil)
Posts patrocinados
Essa é uma das principais formas de lucrar com a rede social no momento, pois, o patrocínio com marcas de diversos produtos está em alta. Os publi posts estão ficando cada vez mais elaborados, com conteúdo cada vez mais completos que podem ser reutilizados em diversos momentos e formatos, inclusive já existe plataformas que fazem a ponte entre o influenciador e a marca, como é o caso da Digital Influencers e da Influency.me.
A influenciadora, Emma Cortes, uma das entrevistadas, que aborda sobre life-style em seu Instagram, conta com mais de 47 mil seguidores e fechou com um total de 68 publicidades em 2021, concluindo o ano com mais de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,5 milhão).
Monetização do Instagram
Se comparado com seu principais concorrentes como TikTok, Kwai e YouTube, a rede social está longe quando o assunto é remunerar seus criadores de conteúdo, mas isso já começou a mudar em 2021, quando o Instagram laçou os selos nas lives, e deu um bônus para quem cumprisse algumas tarefas, além disso o Instagram está cada vez mais expandindo a forma de como monetizar seu criadores de conteúdos.
Confira alguns recursos de monetização que podemos esperar futuramente e outros que já estão disponíveis no aplicativo:
- Badges (Selos): ferramenta de monetização de lives;
- Reels Play (bônus): remuneração conforme o número de visualizações de Reels no mês;
- Assinaturas: usuários poderão assinar uma página para poder ter acesso à conteúdos exclusivos;
- Anúncios de sobreposição: criadores de conteúdos poderão monetizar seus Reels com anúncios “overlay”
- Conteúdo original: a rede social irá paga àqueles criadores de conteúdos originais, como séries de lives ou documentários para criadores.
Já está pensando em ganhar um dinheiro no Instagram? Comenta aí!
Fonte: TecMundo
Veja também: