Desde segunda-feira (14) o Instagram está bloqueado no país, dando espaço para a criação de uma plataforma russa.
A guerra entre Rússia e Ucrânia está além de armas, queda da moeda russa e sanções do ocidente contra o país de Vladimir Putin, agora as consequências estão chegando as redes sociais, como é o caso do Instagram que foi banido do país e agora empreendedores russos lançam o Rossgram, para que usuários do aplicativo de Mark Zuckerberg possam usar para compartilhar fotos e vídeos.
De acordo com os fundadores, a nova rede social russa, promete ter funções adicionais, como crowdfunding (financiamento coletivo através de doações) e acesso premium (pago) a alguns conteúdos. O diretor de relações públicas, Alexander Zobov, escreveu o seguinte:
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Meu parceiro Kirill Filimonov e nosso grupo de desenvolvedores já estavam prontos para essa reviravolta e não quiseram perder a oportunidade de criar um análogo russo de uma rede social popular amada.
Página inicial do Rossgram – versão desktop |
O Instagram era muito popular na Rússia, com aproximadamente 80 milhões de usuários ativos na rede social, segundo o diretor Adam Mosseri. Entretanto o regulador estatal russo de comunicações Roskomnadzor, bloqueou a rede social, como resposta à empresa de Mark Zuckerberg, a Meta, que permitiu que usuários defendessem ato de violência contra a Rússia em relação à guerra contra a Ucrânia.
A Meta, que é dona do Facebook, Whatsapp e Instagram, afirmou que a mudança em sua política de privacidade era temporária, mesmo assim não agradou o governo russo, que vem sofrendo diversas sanções do ocidente em relação ao ataque à Ucrânia.
O governo russo, que já baniu o Facebook, abriu um investigação criminal contra a Meta, solicitando um tribunal que classificasse a empresa como uma organização extremista, o que causou o bloqueio do Instagram. No domingo (13) a empresa modificou novamente sua política de privacidade proibindo discurso de ódio em perfis ucranianos que defendem a morte de um chefe de estado.
Nos últimos meses a Rússia se dedicou à sua tecnologia doméstica, um bom exemplo é o Yappy, lançado em novembro pela Gazprom Media, rival da rede social de compartilhamento de vídeo, TikTok.
Meta deve perder com o bloqueio
Assim como em nosso país, a rede social é bastante popular na Rússia, se tornando também uma ferramenta de venda on-line essencial para pequenas e médias empresas e de muitos outros que dependem da plataforma para ter visibilidade.
A Meta deve perder com esse bloqueio do Instagram considerando o tamanho da audiência no país, que é o quinto maior mercado para a rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos, Índia, Brasil e Indonésia. Os dados são da agência We Are Social, em parceria com a plataforma Hootsuite.
Fonte: G1
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